segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Noite Latina - Por DJ Malú


Noite Latina - a continuidade de uma proposta


Podemos considerar a Noite Latina que acontece todos os sábados no Amazônia Rio, a continuidade de uma proposta musical que iniciou em Rio Branco no ano 2000 por um grupo de amigos, adeptos da música peruana, cubana, colombiana, boliviana, caribenha e por ai vai, juntando-se com a rica diversidade musical brasileira, em especial a música nordestina. Foi o boom do contato com tantos ritmos, sons e línguas que traduzem sentimentos culturais e universais, onde o tradicional e o moderno se complementam para uma viagem pela America latina, pela África, pelo mundo indígena e pela world music. Não existe melhor exemplo do que pode ser a integração entre os povos do mundo, através da música.
O leque de pessoas por esse gosto musical vem se ampliando, ao mesmo tempo encurtando as fronteiras e barreiras culturais, e por que não dizer, deixar o preconceito pelo desconhecido!
È interessante passar pela experiência de olhar para nossas raízes culturais, estando num contexto distante e diferente do seu, começamos a ver de forma diferente, com o espírito e o coração. É a valorização do que é nosso, o que é tradicional e ao mesmo tempo conhecer coisas novas, ampliando esse sentimento e conhecimento com relação a outros povos. È o que sinto pela música, pelo povo acreano, brasileiro.
O universo está acontecendo agora, as pessoas estando dentro do seu contexto sócio cultural brasileiro/acreano, estão olhando, ouvindo e sentindo o que há muito tempo estava muito distante, quebrando a distancia das fronteiras. Tenho certeza que foi por falta de oportunidade, pois o Acre é especial, uma localidade onde acontecem muitas coisas interessantes.
Fazer, ouvir, dançar a música é uma forma de libertação pessoal, de um povo, país, pois não posso deixar de lembrar grandes compositores e cantores latinos, que me influenciaram olhar para a vida de forma especial; Violeta Parra, Lucha Reyes, Célia cruz, Mercedes Sosa, Geraldo Vandré e tantos outros que através da sua arte musical conseguiram transmitir para o mundo a grandeza e o valor dos diversos povos.
E o mais interessante é que a música consegue viajar pelo mundo, pois hoje se escuta e se dança salsa, cumbia, rumba, merengue, samba na Europa, Estados Unidos, Japão, e porque não no Acre.
Então Noite Latina, descreve um sentimento que cobre uma ampla escala de emoções e expressões musicais e ritmos que varam as diversas fronteiras.

Malu Ochoa

2 comentários:

  1. É Maluquete, um resgate providêncial. Estávamos precisando dessa proposta, acredito que sou suspeita para falar da Noite Latina, uma vez que entrei nessa empreitada junto com você, porque acredito nisso tudo que escreveu. A música tem um poder mágico de nos transportar para onde quisermos, rompendo todas as barreiras e eliminando as fronteiras geográficas, etnicas, culturais, etc, etc... com um só propósito, unir pessoas e trazer alegria aos corações.
    Um beijo grande parceira.
    Angela Fontes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Malu :)

    Quero dizer que a DJ Malu arrasa com suas músicas latinas!

    Sou sua fã! Espero que vocês venham fazem uma Noite Latina aqui em Brasília.

    Saudades,
    Neide.

    ResponderExcluir